Vivian Pinto Portela da Silva.

Vivian Pinto Portela da Silva.
Vivian Silva, diploma e fotografias, uma proferindo palestra em Congresso Internacional (Xalapa, México, 2011); em 2007; com o neto John Portela Grooms (novembro, 2013). Abaixo: Jornal da Tarde, (dezembro, 1966). Fotos com a família Wallace, proferindo palestra em High-School e como Jovem Embaixadora na, Universidade de Stanford (California, 1967).

Friday, April 25, 2014

DO PLANO AO ESPAÇO NA ARTE DA FIBRA: A CULTURA DA FIBRA.CAPÍTULO 1.1.5 BREVE HISTÓRIA DA ARTE DA FIBRA BRASILEIRA.



DO PLANO AO ESPAÇO NA ARTE DA FIBRA:

A CULTURA DA FIBRA.

CAPÍTULO 1.





CLASSIFICAÇÃO DA ARTE TÊXTIL.

1.1 TAPEÇARIA.

1.2 ARTE DA FIBRA [FIBERART].

1.3 A CULTURA DA FIBRA [FIBERCULTURE].

1.4 ARTISTA TÊXTIL [TEXTILARTIST].

1.5 ARTISTA DA FIBRA [FIBERARTIST].



CAPÍTULO 1.

CLASSIFICAÇÃO DA ARTE TÊXTIL.

 
ARTE PARA OS GREGOS ERA TÉCHNÉ, OU SEJA, TÉCNICA.

Sentimos a necessidade de classificamos as diversas modalidades existentes na Arte Têxtil contemporânea, a fim de preenchermos a lacuna que sentimos existir nesse campo das artes plásticas. Essa classificação se baseou na premissa original da arte ocidental, da arte classificada segundo a técnica enpregada na sua construção.

1.1 TAPEÇARIA [TAPESTRY].

O nome Tapeçaria classifica todas as obras têxteis desenhadas por um artista e confeccionadas manualmente, com forma geométrica e superfície plana, utilizando muitos tipos de materiais têxteis como algodão, lã, seda, prata e ouro, entre outros fiados, em uma única técnica tradicional como bordado sobre tela, feltro ou tecelagem de tear manual, entre outras, sendo produzida para ser exposta na parede.

A Tapeçaria emprega técnicas adaptadas por um artista, sendo consideradas Tapeçarias as obras desenvolvidas nas seguintes técnicas:

 

1.2 Técnicas de bordado, produzindo obras planas, de forma geométrica, para serem colocadas na parede.

1.3 Técnicas de tecelagem, produzindo obras planas, de forma geométrica, para serem colocadas na parede.

1.4 Outras técnicas têxteis, produzindo obras planas de forma geométrica, colocadas na parede.

1.5 Outras técnicas têxteis, produzindo obras planas e geométricas com dimensões murais, colocadas na parede.

O que são dimensões murais ou a dita, Tapeçaria Mural [Mural
Tapestry]?
 
Tapeçaria Mural: obra única, executada manualmente com um único tipo de técnica têxtil, produzindo obra plana e geométrica na dimensão mínima de 3.5 m2, colocada na parede. A escolha da dimensão mural de 3.5m2, baseou-se na primeira obra mural de arte têxtil conhecida, a dita, Tapeçaria de Bayeux (França, 1066-1077, 50 cm x 700 cm, bordada manualmente com fios de lã colorida sobre nove seções irregulares de tecido artesanal de linho, com largura de 50 cm). É uma tapecaria mural narrativa, celebrando a vitória na Batalha de Hastings de Guilherme, Duque da Normandia, sobre Haroldo II da Inglaterra (14 de outubro de 1066).

1.2 ARTE DA FIBRA [FIBERART].

Várias técnicas e materiais, adaptadas por um artista.

A nomenclatura Arte da Fibra classifica todas as obras têxteis resultantes da pesquisa pessoal de um artista, produzidas manualmente utilizando técnicas têxteis, nas mais variadas formas, com qualquer tipo de superfície e com muitos tipos de materiais têxteis, entre outros materiais não têxteis; ou resultante da mistura de vários tipos de materiais com vários tipos de técnicas, oriundas das tradicionais técnicas têxteis, ou utilizando novas técnicas inventadas por seu autor e produzidas com ajuda de qualquer tipo de instrumento, expostas espacialmente, nas paredes, no piso ou em qualquer outra superfície. Para ser considerada Arte da Fibra terá que estar obrigatóriamente relacionada com o material têxtil e ou as técnicas têxteis conhecidas.

 


1.3 CULTURA DA FIBRA [FIBERCULTURE].

Participam da dita, Cultura da Fibra as obras inseridas nas categorias de Tapeçaria e Arte da Fibra, sejam estas antigas ou recentes. Desejável que as obras fossem apresentadas com a nomenclatura completa, por ex., Cultura da Fibra, Tapeçaria; Cultura da Fibra, Arte da Fibra.

1.4 ARTISTA TÊXTIL [TEXTILARTIST].

Chamamos de Artista Têxtil aquele que utiliza ou utilizou as técnicas presentes na Arte Têxtil, que engloba todas as técnicas do bordado e tecelagem outras, desde que a obra produzida tenha a superfície plana, sua forma seja geométrica e resulte do emprego de um único tipo de técnica por obra. Consideramos despezíveis alguns relevos resultantes da técnica empregada, p. ex., o relevo do bordado sobre o tecido, ou da aplicação de outros materiais como missangas, lantejoulas, pérolas ou similares.

O Artista Têxtil pode ser igualmente artista plástico, pintor, escultor, gravador e a Arte Têxtil participar apenas parcialmente de sua obra. Citamos como exemplo o conhecido pintor nipo-brasileiro Manabu Mabe, que reproduziu muitas de suas notáveis abstrações em Tapeçarias bordadas manualmente. O Artista Têxtil pode igualmente se transformar em Artista da Fibra: tanto o Artista Têxtil, bem como o Artista da Fibra, participam da Cultura da Fibra.



1.4 ARTISTA DA FIBRA [FIBERARTIST].

Chamamos de Artista da Fibra aquele que utilizou ou utiliza as principais técnicas e materiais da Arte da Fibra. Esse artista pode ser igualmente artista plástico, pintor, escultor, gravador e a Arte da Fibra, participar apenas parcialmente de sua obra. Citamos como exemplo a conhecida gravadora e destacada Artista da Fibra, nacional e internacional, Zoravia Bettiol; e os conhecidos artistas plásticos multimídia, Jacques Douchez e Norberto Nicola, frequentadores do Ateliê Abstração de Samson Flexor, destacados nacional e internacionalmente. O Artista da Fibra, bem como o Artista Têxtil, participa da Cultura da Fibra.

BIOGRAFIAS.

MOVIMENTOS.

 
REFERÊNCIAS SELECIONADAS.

CAPÍTULO 2.


No comments: