Vivian Pinto Portela da Silva.

Vivian Pinto Portela da Silva.
Vivian Silva, diploma e fotografias, uma proferindo palestra em Congresso Internacional (Xalapa, México, 2011); em 2007; com o neto John Portela Grooms (novembro, 2013). Abaixo: Jornal da Tarde, (dezembro, 1966). Fotos com a família Wallace, proferindo palestra em High-School e como Jovem Embaixadora na, Universidade de Stanford (California, 1967).

Sunday, May 18, 2014

BIOGRAFIA: MAGRI, Cyssa; Carmem Cecília Magri Orlando (1956-).


 
BIOGRAFIA: MAGRI, Cyssa; Carmem Cecília Magri Orlando (1956-).
 

A artista nasceu em Mococa (SP), mas passou seus primeiros anos de vida em Casa Branca (SP, 1956). Orlando conviveu com artistas locais, que influenciaram sua escolha pela carreira artística; alguns anos mais tarde passou um período vivendo em Los Angeles (CA, 1974). Nesse fase, quando entrou em contato com várias correntes das mais variadas expressões artísticas, Orlando realizou curso de técnicas cerâmicas, e, desta viagem, nasceu sua amizade com os artistas plásticos defensores da Floresta Amazônica, Waldir Sarubbi e Ronaldo Mares Rêgo (Pará).

 
Orlando cursou Literatura Inglesa na PUC (São Paulo,1975-); em seguida, estudou Artes Plásticas na FEBASP e realizou a Pós-Graduação na FASM, com ênfase na técnica de aquarela. A artista frequentou curso de Xilogravura (FAU - USP, 1976); estudou pintura à óleo com Levy Pinheiro e cursou Gravura em Metal com Cláudio Mubarak, no Museu Lasar Segall (1986-1991). Orlando frequentou o curso intensivo Utilização Artística das Fibras Naturais, ministrado pela artista da Cultura da Fibra, Inese Birstins (Latvia - Canadá), juntamente com o grupo de artistas de várias partes do país como Zorávia Bettiol, Marina Overmeer e Vivian Silva (MAC - USP, 1989).


Orlando frequentou o ateliê de Telma Donadio, onde aprendeu as técnicas de Pintura em Seda (1991); ela estudou técnicas de Batik na Sutaco, e aquarela com Alberto Kaplan (1994), com quem no ano seguinte realizou Workshop; ela cursou fotografia na Fuji (1996) e Ensino de Educação na Arte Inclusiva, na FEBASP (2003); e seguiu com Anna Barros os cursos A Luz Como Fenômeno e A Criação Artística (MAC-USP, 2003).


A artista participou de inúmeras mostras coletivas como a Brasil - Marrocos (1986), com o patrocínio da AGASTUR; obras de Orlando participaram da Eco 92 (Rio de Janeiro, 1992); a artista expôs estamparia ecológica por ocasião da mostra coletiva com o grupo de Telma Donadio (São Paulo, 1992); da coletiva de aquarelistas (MAC - USP, 1994); da coletiva de fotografia BBA/ Árvores Floridas (São Paulo, 1996); do IV Salão de Artes Plásticas, no Clube Paineiras do Morumby (São Paulo, 1998); da coletiva Formas e Fatos, na Galeria de Arte Marli Villas Boas (São Paulo, 2000); na Casa Cor (Jaú, SP) e na mostra coletiva da turma de Pós-Graduação da FASM (2002). Foi organizada com a curadoria de Enock Sacramento a 1a Quadrienal Internacional de Aquarela FASM (2003), no Espaço Eugenie Villien da Faculdade Santa Marcelina, que expôs as obras de 124 artistas; acompanhou a mostra - seleção de trabalhos em homenagem ao artista plástico, professor e aquarelista paulista, Ubirajara Ribeiro. Na mesma época várias mostras paralelas foram organizadas, como a Aquarelas do Acervo da Pinacoteca de São Paulo com a curadoria de Roberto Habib de Oliveira, na Pinacoteca do Estado de São Paulo (13 set. - 26 out., 2002); a mostra Paisagens Aquareladas, com curadoria de Ruth Tarasantchi no Espaço de Artes UNICID (São Paulo, 18 set. - 08 out.); a mostra Aquarela na Ilustração, com curadoria de Ricardo Valery Sanzi realizada no Espaço Cultural João Calvino na Universidade Presbiteriana Mackenzie (10 - 30 set., 2002).
        

Na técnica de tinta acrílica sobre tela as obras pictóricas de Orlando privilegiam Abstrações de inspiração lírica; a artista pinta igualmente na técnica de tinta a óleo sobre tela e realiza muitas aquarelas sobre papel. Várias de suas obras pertencem ao acervo do Consulado do México (São Paulo), do MAC - USP e da Reitoria da UNESP (São Paulo), entre outras coleções públicas e privadas. A obra de C. Orlando encontra-se catalogada no anuário da Casa do Restaurador (São Paulo, 2000).

         
CURRICULUM VITAE fornecido pela artista.

No comments: